quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Casa Cor Pará - Home Office do Advogado

Acontece em Belém, até o dia 16 de novembro, a primeira edição da Casa Cor Pará. O evento está sendo um enorme sucesso e dentre os ambientes premiados, o Home Office do Advogado, dos arquitetos Aíla Seguin, Georgia Teixeira, Clélia Andrade e Felipe Eutrópio, ganhou o prêmio de "melhor projeto em acessibilidade e inclusão".

Pedimos para a arquiteta Aíla Seguin nos passar um memorial descritivo do projeto, que vamos ilustrar com as fotos que tiramos do espaço.

Home Office do Advogado

"O espaço foi projetado de forma inclusiva, possibilitando o uso com conforto, segurança e autonomia, sem deixar de pensar na funcionalidade e na estética.
Aspectos de acessibilidade  abordados no ambiente: Primeiramente foi nivelado o piso interno com o da circulação; foi aumentado o vão da porta e eliminados os obstáculos, como tapetes e desníveis. Quanto ao layout, o espaço foi projetado pensando no deslocamento e na área de giro de uma cadeira de rodas.

Sem diferença de nível e sem tapete

Espaço para o giro da cadeira de rodas

Com relação ao mobiliário, projetamos área de aproximação e de alcance de uma pessoa de baixa estatura ou cadeirante, para que pudessem utilizar os móveis com segurança e autonomia, algumas medidas foram adotadas, tais como a  colocação de uma base  em baixo da adega, para facilitar o manuseio da mesma. Pode-se observar também o canto arredondado da mesa de trabalho, tornando o deslocamento mais seguro.
Base para elevar a adega.

Mesa com cantos arredondados

Também pensamos em alguns aspectos quanto a acessibilidade do visitante com deficiência visual. Elaboramos uma audiodescrição, narrada por uma pessoa cega, e uma placa em Braille que descrevem o ambiente, para que esses usuários tenham as mesmas oportunidades das demais pessoas que visitam a mostra.

Descrição do ambiente em Braille

Não podemos esquecer também da iluminação que é muito importante para um projeto acessível e os contrastes de cores, como o tampo branco da mesa, com o piso preto." (Aíla Seguin)

Prêmio de "melhor projeto em acessibilidade e inclusão"

* Aos arquitetos, parabéns pelo prêmio e pela preocupação em fazer o ambiente acessível!
E muito obrigada pela participação no blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin